BLOG construtora você

24 . maio . 2021

Saiba o que faz um zelador

O zelador é o principal funcionário de um condomínio. É ele quem faz tudo funcionar corretamente, na portaria, nos corredores e nas áreas comuns. Ser um zelador não é uma tarefa fácil, exige bastante dedicação e tempo.

Neste post, vamos te contar um pouco sobre o trabalho do zelador. Então, continue lendo para saber mais!

O que é um zelador?

De forma resumida, o zelador é quem coordena a rotina no condomínio. Ele garante que tudo funcione de forma certa e harmônica.

Ele é responsável por fiscalizar o uso das áreas comuns, fazer as manutenções básicas e ainda coordenar o trabalho dos demais funcionários, como a equipe de limpeza e de segurança.

Funções do zelador

A função do zelador, como o próprio nome diz, é zelar pelo condomínio e pelas atividades realizadas no ambiente. Além do mais, ele é o líder dos demais funcionários e deve prestar conta para o síndico.

O zelador também auxilia nas atividades administrativas e resolve problemas do dia a dia no condomínio. Os moradores não podem demandar do seu tempo ou exigir que ele faça alguma atividade sem a autorização do síndico.

Suas atribuições legais são:

  • Manter a comunicação com a administradora do condomínio;
  • Repassar para o síndico quaisquer informações importantes na sua ausência;
  • Transmitir aos funcionários do condomínio as ordens dos superiores;
  • Fiscalizar as áreas comuns do prédio;
  • Verificar periodicamente o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Zelar pelo sossego do ambiente.

Cotidiano do zelador

Primeiramente, o síndico deve fornecer uma agenda de tarefas a serem realizadas todos os dias para o zelador. Ele deve checar os elevadores, as lâmpadas das áreas comuns, a limpeza do condomínio, os espaços externos como jardins, quadra e piscina e etc.

Além disso, ele controla os horários que os funcionários estão chegando e saindo e deve providenciar materiais para que os outros empregados exerçam suas funções.

Quando chegam novos funcionários, é o zelador quem realiza o treinamento deles. O zelador também recebe as reclamações dos moradores e passa para o síndico. Por isso, ele deve se dedicar para evitar que os problemas aconteçam, sempre realizando a manutenção preventiva dos itens.

Conhecimentos e habilidades necessárias

  • Ter noções de segurança contra incêndios e furto;
  • Noções de funcionamento de equipamentos do condomínio para caso necessário, lidar com prestadores de serviços;
  • Disciplina e planejamento para lidar com os funcionários e com os moradores do condomínio;
  • Noções de atendimento a condôminos e visitas externas.

Quando você se perguntar quais são as funções de um zelador, lembre-se de que ele lida com diversas questões relacionadas à manutenção, à gestão de pessoas, aos cuidados com a infraestrutura e à garantia do sossego no condomínio. Sendo assim, valorize esse profissional!

Então, se você deseja ver mais conteúdos como este, siga nossa página no Facebook e Instagram e continue nos acompanhando por aqui!

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário