BLOG construtora você

30 . maio . 2023

Decidir entre comprar ou alugar um imóvel: descubra qual opção é mais vantajosa

Escolher entre alugar ou comprar um imóvel é uma decisão que muitas pessoas enfrentam. As dúvidas aumentam quando se tem receio de assumir um compromisso a longo prazo.

Embora o aluguel muitas vezes seja mais barato do que pagar uma prestação de financiamento, ele traz prejuízos ao longo do tempo. Por outro lado, comprar um imóvel oferece opções acessíveis para diferentes rendas.

Se você ainda não está convencido das vantagens de ter sua própria propriedade, continue lendo e descubra algumas diferenças entre as duas opções:

Alugar ou comprar: estabilidade

A estabilidade é um fator importante a ser considerado. É comum que pessoas que vivem de aluguel precisem sair do imóvel repentinamente, mesmo estando com o pagamento em dia, e tenham que procurar às pressas outro lugar para morar.

Além de ter que recomeçar do zero, muitas vezes em lugares distantes, a cada novo contrato de aluguel são exigidas novas garantias. Isso significa ter que recorrer novamente a um fiador ou a alternativas como o seguro fiança.

Quando o imóvel é seu, as condições para planejar o futuro são melhores. Você já está estabelecido e sabe exatamente quanto precisa desembolsar para manter o imóvel em dia, sem o risco de mudanças repentinas e novos contratos.

Alugar ou comprar: valorização

Ao comprar um imóvel, você tem a possibilidade de valorizá-lo, o que pode ser favorável em uma venda futura. Assim, se um dia você decidir se desfazer da propriedade, não só irá recuperar o valor investido, mas também poderá obter lucro com a transação.

No caso do aluguel, essa oportunidade não existe. Tudo o que foi pago fica para trás, sem chance de retorno. A partir dessa perspectiva, até mesmo uma eventual desvalorização do imóvel seria mais vantajosa do que continuar morando de aluguel por anos a fio.

Alugar ou comprar: autonomia

Se você mora de aluguel e já tentou fazer alguma modificação no local, sabe o quão difícil é adaptar um imóvel às suas necessidades. Cada reforma precisa ser autorizada pelo proprietário, que pode simplesmente não aceitar as alterações.

Mesmo quando é possível fazer mudanças, outra questão que pode trazer dores de cabeça é quem pagará pelas obras. Se você arcar sozinho com as despesas, estará investindo em algo que não é seu, o que não acontece quando se trata de um imóvel próprio.

Como se organizar para comprar um imóvel

Agora que você já entende por que é melhor ter um imóvel próprio, veja como se organizar desde já para fazer um bom negócio. Considere alguns pontos importantes:

Organização financeira

Comece colocando suas finanças em ordem. Registre todas as suas receitas e despesas e estabeleça uma meta mensal de poupança. Esforce-se para eliminar dívidas e compras parceladas.

Economize para que o valor da entrada seja o maior possível, o que reduzirá as prestações do financiamento. Lembre-se de que seu FGTS

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário