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12 . abr . 2021

Qualidade de vida: dicas para manter hábitos saudáveis

Atualmente, com rotinas corridas e com o tempo contado, muitas pessoas acreditam que é difícil conseguir manter hábitos saudáveis. Porém, prover uma vida saudável é bem mais fácil do que você imagina.

Os hábitos saudáveis são essenciais para o bom desenvolvimento da nossa saúde física e emocional. Por meio deles nos livramos do estresse, ansiedade e vários outros problemas do nosso dia a dia.

Neste texto, vamos mostrar a você algumas dicas para manter hábitos saudáveis e ter uma boa qualidade de vida. Continue lendo e confira!

Durma bem

Enquanto dormimos, nosso corpo se recupera do cansaço diário e nos prepara para o dia seguinte. Ter uma boa noite de sono faz com que o organismo mantenha um funcionamento adequado, regulando o seu metabolismo e dificultando o desenvolvimento de doenças.

Repare que quando dormimos mal, já acordamos irritados, sem energia e com dificuldade de concentrar em nossas atividades. E com noites mal dormidas acumuladas, pode gerar problemas mais graves como perda de memória recente, obesidade, doenças cardíacas e derrame cerebral.

Por outro lado, se você optar por uma boa noite de sono terá alguns benefícios como bom humor, redução do estresse, melhora do apetite e também do seu raciocínio.

Pratique atividades físicas

Pode parecer clichê, mas a prática de atividades físicas é um hábito de suma importância para nossa saúde. Com o tempo, a atividade física previne doenças, causa bem estar e gera descargas de adrenalina que ajudam na realização de outras atividades.

Procure fazer algo que você tem afinidade e comece aos poucos, dessa forma você cria um ritmo e a atividade física já vai entrar para sua rotina. Pense em gatilhos para começar a praticar, como sair de casa e colocar roupas de exercitar.

Lembre-se de sempre procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade, para avaliar sua saúde e garantir se está tudo bem.

Tenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Evite comer alimentos com gorduras saturadas, açúcar e sódio, pois são causadores de doenças como diabetes, colesterol, derrame, infarto e até mesmo câncer.

A alimentação saudável traz benefícios como: maior disposição, prevenção de doenças, manutenção do peso, organismo regulado, etc.

Consuma diariamente alimentos ricos em fibras, grãos, vitaminas e proteínas, pois esses alimentos mantêm nosso corpo saudável e forte. A água também é fundamental e indispensável no nosso dia a dia.

Beba água

Outra coisa que parece ser muito simples é beber água. A maioria das pessoas não ingere a quantidade necessária de água por dia. Contudo, manter nosso corpo hidratado é o hábito saudável mais importante a se preservar.

A água traz diversos benefícios para o nosso organismo, como: prevenção de cãibras, proteção do coração, melhoria do funcionamento do intestino, transporte de nutrientes, aumento da resistência física, absorção de vitaminas, etc.

Por isso, deixe uma garrafa de água sempre ao seu lado para não se esquecer de beber ao longo do dia. Se você não tem o costume de beber água, ative um alarme para te lembrar ou utilize aplicativos que ajudam nessa função.

Tenha momentos de lazer

Descansar e tirar um tempo para si também é muito importante para uma vida saudável.

Tenha um momento de descanso todos os dias, seja vendo TV, assistindo uma série, passeando no parque, lendo um livro, plantar um jardim em casa, enfim. Faça atividades que não tenham ligação com o seu trabalho para você conseguir se desligar.

Se afaste de pessoas negativas

As vezes somos obrigados a manter uma relação com pessoas que não temos afinidade no ambiente de trabalho ou até mesmo na família.

Por conta disso nos sobrecarregamos com essas situações de desconforto. Caso não tenha uma solução, não há nada de errado em se afastar dessas pessoas que não agregam e atrapalham o seu rendimento.

Cultive boas amizades para ter uma vida mais feliz e saudável. Se rodear de pessoas do bem e que se preocupam com você é muito mais vantajoso para a sua saúde mental.

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