BLOG construtora você

14 . fev . 2022

O que é o IPTU e quem deve pagar?

Apesar da sigla IPTU ser amplamente conhecida, o significado e ao que se destina este imposto é uma incógnita para muitos, que anualmente pagam, mesmo desconhecendo o motivo.

Na compra da sua casa própria, é importante saber que este será um gasto anual, que você precisa estar preparado.

Neste post, você aprenderá sobre o significado da sigla, a razão e o destino do imposto, se você deve pagar e as formas em que você pode pagar.

O que é o IPTU?

A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano, o que significa que o imposto é direcionado para os imóveis da área urbana. Esse imóvel pode ser um apartamento, uma casa, uma sala comercial…

O IPTU é um imposto cobrado pelas prefeituras, ou seja, os critérios variam de local para local. Porém, existe um padrão nos cálculos utilizados por algumas prefeituras para realizar a avaliação do valor cobrado no IPTU, o valor venal.

O valor venal é diferente do valor de avaliação mercadológica. O cálculo comumente usado para descobrir o valor venal de um imóvel é:

V = A x VR x I x P x TR

Com as siglas significando:

V = Valor venal do imóvel.

A = Área da edificação ou terreno.

VR = Valor unitário padrão residencial, baseado na Planta Genérica de Valores do Município

I = Idade da propriedade, com base na data de expedição do Habite-se, da reconstrução e/ou da ocupação do imóvel.

P = Posição do imóvel.

TR = Tipologia residencial (reformas e modificações ao longo dos anos).

Para onde é destinado o IPTU?

Como o IPTU é de responsabilidade municipal, a verba é direcionada para os cofres públicos daquela cidade. A prefeitura é quem decide como o recurso deve ser aplicado.

Normalmente, a verba é distribuída entre os setores públicos da cidade como escolas municipais, centros de saúde, asfaltos…Para melhorias no bom funcionamento da cidade.

Quem deve pagar o IPTU?

Quem paga pelo IPTU é o dono do imóvel.

O artigo 34 do CTN, específica:

Art. 34 – Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.

Ou seja, pessoa física ou pessoa jurídica, quem paga é o dono. E não se esqueça, o imposto incide sobre a propriedade. Logo, se você é dono de mais de um imóvel, pagará IPTU por cada um deles.

Como pagar o IPTU?

O IPTU pode ser pago à vista ou parcelado.

Para aqueles que possuem um planejamento financeiro, se organizar e ter o dinheiro para pagamento integral do imposto é mais vantajoso, pois cada município estabelece um percentual de desconto.

Mas não se preocupe, caso suas reservas de dinheiro não permitam que o pagamento seja realizado à vista, parcelar não te causará juros e nem taxas.

Porém, em casos de atrasos no pagamento, rescinde sobre a parcela de atraso multa de juros.

E em casos de não pagamento, a propriedade poderá ir a leilão, ou ir a penhora.

Então, se atente para não perder os prazos!

Gostou dessas informações? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares!

 

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário