BLOG construtora você

04 . abr . 2022

O QUE É A AMORTIZAÇÃO DO FINANCIAMENTO?

Com o sonho da casa própria, muitas famílias realizam o financiamento imobiliário para conseguir realizar a compra do imóvel.
Porém, financiamentos vem com taxas e juros embutidos, correto?
Você sabe como funciona a amortização? E como amortizar o seu financiamento na CAIXA?
Vêm com a gente entender um pouco mais sobre a amortização do seu financiamento!

O QUE É A AMORTIZAÇÃO?

A amortização é uma daquelas palavras difíceis, não é? Mas, o significado dela é bem simples, significa reduzir o valor original da dívida.
Então sim! Quando você realiza o pagamento das parcelas mensalmente, você está realizando uma amortização. Pois, o montante da sua dívida começa a diminuir.
Porém, essa não é a única forma de amortizar sua dívida!
Você pode antecipar as parcelas do seu financiamento, o que reduziria o tempo de pagamento da sua dívida, os juros relativos, e é claro, o montante.
Para realizar a antecipação destas parcelas, você pode utilizar, por exemplo:

  • O seu décimo terceiro;
  • Férias;
  • PLR (Participação nos Lucros e Resultados);
  • Horas extras.

Todo o dinheiro extra que você conseguir ganhar e economizar, você pode utilizar no abatimento das parcelas do seu financiamento. A – m – o – r – t – i – z – a – r.
Ou, você pode realizar o pagamento total da dívida.
Com o pagamento total do financiamento, você conseguiria se livrar dos juros, mas, é importante entender o que está sendo cobrado. Pois, com a quitação total da dívida do seu financiamento, pode ser que ainda sim, você pague pelas taxas embutidas, como a taxa de administração.
E não se esqueça do seu FGTS! Fique de olho no seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pois ele também pode ser usado para o abatimento nas parcelas do seu financiamento.

COMO AMORTIZAR O FINANCIAMENTO NA CAIXA?

A Caixa Econômica Federal(CEF), é o maior banco público da América Latina, e o banco que concede mais financiamentos imobiliários no Brasil.
A CEF utiliza duas tabelas diferentes:

  • Tabela SAC;
  • Tabela Price.

Realizar a amortização do seu financiamento com a Caixa Econômica Federal é bem simples!
Primeiramente, você pode solicitar a amortização pessoalmente em uma das agências bancárias, por internet banking ou pelo aplicativo “Habitação Caixa”.
Então você conseguirá realizar a ação desejada! Como usar o FGTS para a amortização ou realizar o abatimento de parcelas.
Também, é necessário saber qual a modalidade de amortização que mais te atende! Se é sobre o saldo devedor, ou sobre as parcelas.
Agora que você já aprendeu sobre a amortização, não precisa mais se preocupar com esse termo difícil! Aproveite esse novo conhecimento para adaptar o seu financiamento a sua realidade de vida!
Também não se esqueça dos programas habitacionais, como o Casa Verde e Amarela, que contam com menores taxas de juros e subsídios!
E, sim! Seu financiamento pelo Casa Verde e Amarela também pode ser amortizado!

No próximo post, aprofundaremos nos seguintes tópicos:

  • Tabela Sac;
  • Tabela Price;
  • Amortização no saldo devedor;
  • Amortização nas parcelas.

Então, acompanhe nosso blog! Aqui você encontra as melhores dicas e informações para a compra da sua casa própria. O seu sonho está aqui! Compartilhe essas informações com os seus amigos e familiares!

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário