BLOG construtora você

22 . fev . 2021

Como usar o FGTS para comprar um imóvel?

Hoje em dia, muitas pessoas sonham em comprar a casa própria. Mas, para esse sonho ser realizado, exige muito planejamento e organização.

Muitos procuram uma forma de ajuda para realizar o pagamento do imóvel, seja por meio de empréstimo, financiamento ou utilizando o FGTS. Esse último é uma opção bastante utilizada, porém, você sabe como usar o FGTS na compra de um imóvel?

Continue a leitura e saiba mais!

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado pelo governo com intuito de ser um tipo de poupança de dinheiro para o trabalhador e, ao mesmo tempo, financiar habitações populares e obras relacionadas. O empregador é quem faz o depósito mensalmente na conta de FGTS do trabalhador. O valor equivale a 8% do salário.

O FGTS pode ajudar o trabalhador a realizar o sonho da casa própria. Contudo, para usar o FGTS é necessário atender quatro requisitos:

  1. Ter pelo menos três anos de carteira assinada;
  2. Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação;
  3. Não ser proprietário de outros imóveis no município onde pretende
    comprar o novo.
  4. Trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel que pretende
    comprar usando o FGTS.

Como saber o seu saldo do FGTS?

Você pode saber o seu saldo do Fundo de Garantia:

  1. Indo até uma agência da Caixa Econômica Federal com seu documento e número NIS em mãos;
  2. Entrando no site do FGTS ou no site da Caixa com o CPF ou número NIS e a senha cadastrada;
  3. Por mensagem via celular onde você recebe informações sobre as movimentações em sua conta vinculada ao FGTS;
  4. Baixando o aplicativo FGTS

Como sacar o FGTS?

Primeiro, separe a documentação necessária. Além do documento com foto, Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, são exigidos documentos específicos, dependendo da circunstância em que o trabalhador
solicitar o saque do FGTS.

Depois, confira a solicitação do saque. Quando há rescisão de contrato, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa, por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Em até 5 dias úteis o trabalhador poderá sacar seu benefício. Nos demais casos, a solicitação de saque é feita pelo trabalhador ou seu representante, que comparece a uma agência da Caixa portando os documentos. ​

Por fim, saque o seu saldo. O saque de valor igual ou inferior a R$ 1.500,00 pode ser feito nas unidades lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento
para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha. Nas demais situações, o saque dos recursos pode ser realizado em qualquer agência da Caixa.

Fonte: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/condicoes-e-documentos-para-saque-do-FGTS/Paginas/default.aspx

Que imóveis podem ser comprados com o FGTS?

Somente os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), dentro de um limite de valor redefinido periodicamente. Quem determina esse valor é um profissional enviado pelos agentes financeiros — geralmente, um engenheiro ou arquiteto.

Além disso, essa casa ou apartamento tem que ser dentro da cidade, residencial e destinado à moradia do trabalhador e o imóvel não pode ter sido objeto de operação com FGTS nos últimos três anos.

É possível utilizar mais de um FGTS?

Outra questão que alguns não sabem é que é possível utilizar o FGTS de duas pessoas para comprar um imóvel. Nesse caso, o apartamento precisará ficar no nome de ambos. Se o segundo comprador for um cônjuge, ele não precisará morar ou trabalhar no lugar que a unidade está.

O fundo de garantia só pode ser sacado para a compra de imóvel em que o comprador vai residir. O governo não permite o uso desse dinheiro para aquisição de bens para terceiros, nem mesmo filhos.

Quais são as possibilidades de uso do FGTS?

Muitas pessoas acreditam que ele só serve para comprar um apartamento. Na verdade, você também pode utilizá-lo para construir sua residência, pagar parte do valor das prestações, quitar a dívida do financiamento ou pagar uma parte do valor restante.

Então, se você anda pensando em usar o fundo de garantia para realizar o sonho da casa própria, entre em contato com a gente para tirar suas dúvidas sobre financiamento imobiliário e conheça as condições que a Construtora Você oferece!

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário