BLOG construtora você

15 . mar . 2021

Financiamento atrasado: saiba o que fazer

Para comprar um imóvel financiado é preciso ter um planejamento financeiro. Além disso, é necessário fazer um estudo sobre o imóvel e sobre o peso das parcelas no orçamento familiar. O financiamento permite que você parcele o valor do imóvel em muitas vezes. Portanto te ajuda a não passar do orçamento feito.

Mas, e se acontecer um imprevisto e você não conseguir efetuar o pagamento das parcelas do financiamento?

Não se preocupe. Nesse post explicamos o que pode acontecer se você atrasar o pagamento do financiamento e como sair dessa situação.

Riscos de atrasar a parcela do financiamento

A princípio, o maior risco é a perda do imóvel, que pode ocorrer se tiver três ou mais parcelas em atraso. Mas existem outros perigos que podem te prejudicar na realização do sonho da casa própria:

  • Multas e juros: atrasando uma única parcela, o valor do imóvel aumenta em relação ao valor negociado no início da compra. Então, para evitar essa situação, busque um financiamento que realmente caiba no seu bolso.
  • Nome sujo: se você atrasar o pagamento, seu nome pode ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito. Quite suas parcelas em dia para não precisar de empréstimos, pois com o nome sujo você não consegue nenhum tipo de crédito ou serviço.
  • Não receber as chaves do empreendimento: se atente ao número de parcelas que precisam ser quitadas antes da entrega das chaves, visto que o atraso no pagamento pode impactar sua entrada no imóvel.
  • Perder o imóvel: não pagando três parcelas seguidas do financiamento, você pode perder seu imóvel. Caso aconteça, o banco irá vender o imóvel por meio de um leilão.

Quantas parcelas posso atrasar no financiamento?

Quando se atrasa o pagamento, você corre o risco de ter o nome cadastrado no SPC e Serasa.

Porém, o número de parcelas que você pode atrasar sem grandes problemas devem estar especificadas no seu contrato de financiamento. Isso depende do banco que você escolheu, pois cada banco possui suas regras em relação aos juros e multas. Grande parte dos bancos estão abertos à negociação da dívida em atraso, de forma que fique mais confortável para ambas as partes.

Posso perder meu imóvel com o atraso?

Sim, você pode perder o seu imóvel caso não pague três parcelas do financiamento. Depois desse período de atraso, o banco pode colocar a propriedade a venda por meio de um leilão.

O que fazer se atrasar o financiamento?

  • Renegocie a dívida imediatamente indo ao banco ou instituição financeira que você optou por fazer o financiamento. Dessa forma você evita que as taxas e os juros fiquem mais altos;
  • Analise o contrato. Alguns incluem um seguro que garante o pagamento caso você estiver desempregado ou com dificuldades financeiras;
  • Busque por uma renda extra para ajudar a quitar as parcelas vencidas. Seja passeando com cachorros, fazendo guloseimas em casa ou montando um brechó. São inúmeras as formas de se ganhar uma renda extra. Analise o que gosta de fazer no tempo livre e invista nisso;
  • Venda o imóvel em casos extremos de dívida ou opte pela quebra do contrato, que pode ser solicitada antes da entrega das chaves.

O financiamento é uma dívida considerável que perdura por muito tempo. Por isso, lembre-se de manter uma reserva de dinheiro para momentos de dificuldades.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog. Nele você vai saber mais sobre financiamento de imóveis! Temos certeza que você vai se surpreender!

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário