BLOG construtora você

05 . mar . 2021

Tire suas dúvidas sobre instalação 110V e 220V

Com certeza você já ligou um aparelho na tomada com voltagem errada, acabou tomando um prejuízo e se perguntou por que existem as opções de tensão 110V e 220V. De acordo com o engenheiro Ronaldo Roncolatto, a escolha do sistema de 110V ou de 220V dependeu do país de origem das primeiras empresas e de uma série de análise de custos.

Muitas vezes só lembramos de conferir as voltagens quando temos que viajar para outro estado ou país. Mas, quando se trata da sua casa, o certo é conferir toda voltagem antes de comprar qualquer aparelho eletrônico, para não correr o risco de estragar seu aparelho.

É normal termos inseguranças sobre as duas tensões, por isso, o post de hoje é para sanar suas dúvidas sobre essas instalações elétricas. Acompanhe!

110V e 220V: qual a diferença?

A princípio, a voltagem nada mais é que a indicação do potencial de corrente que será fundamental para funcionar um aparelho. Dessa forma, a diferença entre 110V e 220V está na instalação elétrica. A rede de 110V exige uma fiação mais grossa do que a utilizada na tensão de 220V.

A de 220V é um pouco mais perigosa, visto que sua tensão é quase o dobro da outra, então um choque de uma tomada de 220V é duas vezes mais forte. Já a rede de 110V é um pouco mais segura.

O equipamento de 110V, ao ser ligado em uma rede 220V, vai sofrer curto-circuito. Agora, se um equipamento de 220V for ligado em uma rede 110V, o risco não é tão grande. O que pode ocorrer é o aparelho funcionar com um menor desempenho.

A voltagem interfere na economia de energia?

A tensão de 220V tem um custo um pouco menor no momento da sua construção, contudo, nenhuma das duas tensões altera o valor da conta de luz.

Para diminuir o valor da conta de luz é preciso usar menos os aparelhos ou priorizar por modelos menos potentes.

Compensa trocar o tipo de instalação em casa?

A troca com certeza não vale a pena. Você terá que substituir toda a fiação e isso acaba saindo mais caro do que simplesmente manter a existente, além de que não vai resultar em economia na conta de energia.

O que são aparelhos bivolt?

Aparelhos bivolt são aqueles que funcionam tanto na tensão 110V quanto na 220V. Esses equipamentos possuem transformadores flexíveis, e isso dificulta a queima acidental. Como exemplo temos celulares e computadores.

Hoje eles são os aparelhos mais aconselháveis a se adquirir, visto que eliminam a possibilidade de queima acidental e funcionam em qualquer lugar, te dando a liberdade de usar os seus aparelhos como desejar.

Conte com a ajuda de um profissional

Sobretudo, é muito importante você saber a diferença entre 110V e 220V. Isso vai facilitar na compra dos eletrônicos e ainda tornar sua instalação mais segura.

Por isso, se você ainda ficou com dúvidas ou precisa realizar um serviço elétrico em sua casa, procure a ajuda de profissionais capacitados, que sejam experientes e entendam sobre o assunto. Um eletricista é a melhor opção para dar o suporte com a instalação.

Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe o post com alguém que precise saber sobre essas instalações!

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário