BLOG construtora você

10 . maio . 2021

Como economizar na conta de luz?

Economizar na conta de luz é o objetivo de muitos, já que esta despesa pode afetar diretamente o orçamento familiar. Apesar de necessária, a conta de luz pode se tornar mais equilibrada a partir de pequenas mudanças de hábitos.

Como o sistema de bandeiras tarifárias muda a cada ano e é afetado pelo clima e pelas chuvas, nada melhor do que realizar pequenas ações para que o valor final desta conta não pese tanto no bolso.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a economizar na conta de luz.

Ar-condicionado

Coloque a temperatura de 23 graus, ela ajuda a gastar menos energia. Quanto mais frio, mais energia é consumida.

Além disso, lembre-se de desligar o aparelho sempre que não estiver no ambiente.

Computadores

Desligue o monitor ou a tela sempre que for fazer pausas prolongadas. Quando não estiver utilizando, o melhor é desligar o computador ou notebook.

Banho

Quando for tomar banho, sempre desligue o chuveiro para se ensaboar.

Opte também por deixar o chuveiro no morno. Quando deixamos na temperatura mais quente ele consome muito mais energia.

Secador

Antes de ligar o secador, seque os cabelos com a toalha o máximo possível, pois esse aparelho é um dos vilões do consumo de energia e deve ter seu tempo de uso limitado a poucos minutos.

TV

Sempre que não estiver assistindo a algum programa, filme ou seriado, desligue a TV da tomada. O uso da TV pode representar 15% do valor da sua conta de consumo de energia.

Iluminação

Desligue as luzes sempre que possível.

Durante o dia, tire o máximo proveito da iluminação natural e, durante a noite, opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes. Elas podem gerar uma economia de mais de 20% no consumo de energia.

Ferro

Quando for passar roupas, passe o máximo de peças possível. O maior consumo de energia desse produto ocorre toda vez que ele é ligado.

Geladeira

Instale a geladeira com pelo menos 10 centímetros de distância da parede. Isso evita que o calor aumente na parte de trás e que a geladeira precise trabalhar mais para dissipá-lo.

Também é importante limpar o freezer regularmente. O gelo acumulado faz com que a geladeira consuma mais energia.

Horários de pico

Tente não utilizar a máquina de lavar ou a secadora de roupas entre 17h e 21h. Nesse período de tempo a tarifa residencial é maior em decorrência da demanda por energia elétrica.

Se possível, acumule a roupa suja e lave tudo de uma vez.

Chave de energia

Se for ficar fora de casa por muitos dias, desligue a chave geral de energia. Desse modo, nada que esteja conectado à tomada irá consumir energia sem necessidade.

Agora que você pegou todas as dicas, ficou muito mais fácil para economizar na conta de luz. Faça o teste, confira o resultado e conte para a gente! Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares!

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário