BLOG construtora você

28 . mar . 2022

PETS NO APARTAMENTO: LEIS E CUIDADOS

Ter um bichinho de estimação traz muitos benefícios à saúde, como:

  • Redução do estresse;
  • Diminuição da ansiedade e da depressão;
  • Menor risco de alergia em crianças;
  • Redução da pressão sanguínea, colesterol e triglicérides;
  • Redução do risco de AVC.

Tudo cientificamente comprovado!

Sabemos que os animaizinhos trazem felicidade para o lar. Mas e quando moramos em apartamentos? Como faz?

Neste post você entenderá se você pode ter pets no seu apartamento, se pode circular com ele pelo condomínio e como fazer tudo isso corretamente.

EU POSSO TER UM PET NO CONDOMÍNIO?

A resposta é: Sim! Você pode! O direito à propriedade é garantido pela Constituição Federal.

O 5º Artigo da Constituição Federal de 1988 assegura vida digna, livre e igualitária para todos os cidadãos do país. Ou seja, direito de dispor e usufruir de um bem, e também determinar o que é feito com ele. Mas, não se esqueça, sempre dentro da lei!

ALGUÉM PODE PROIBIR QUE EU TENHA?

Não! Além da Constituição Federal garantir seu direito à propriedade, a 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça já determinou que é proibido não permitir os pets no condomínio.

Mas é importante ressaltar que seu pet não pode colocar em risco a saúde física ou emocional dos outros moradores.

QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?

  1. Você não pode ser proibido de ter um cachorro no seu apartamento! Desde que a permanência dele não prejudique os outros moradores.
  2. Você tem direito de passear com o seu cachorro nas áreas comuns, mas a lógica se mantém, ele não pode representar risco físicos e nem mentais aos outros condôminos
  3. Você não pode ser obrigado a colocar focinheira caso não seja comprovado que seu cachorro apresente risco a terceiros.
  4. Ele pode sim utilizar os elevadores.

Você tem direito a abrir um boletim de ocorrência caso alguém ameace a vida do seu cachorro, o que se enquadra nos crimes de maus tratos.

QUAIS SÃO OS MEUS DEVERES?

  1. Manter o seu pet sempre próximo de você.
  2. Em caso de possibilidade do pet apresentar algum tipo de agressividade com terceiros, optar pela focinheira, para segurança.
  3. Sempre recolher os dejetos das áreas comuns, e também do seu apartamento, sempre o mantendo limpo, evitando assim, doenças e mau odor.
  4. Ter cuidado com os outros moradores, e em caso de algum morador apresentar medo, empatia sempre! Evite deixar seu pet perto dele.

No geral, manter um PET no seu apartamento é muito simples. Basta respeitar as regras de convívio, e prezar pelo bem estar de todos.

Você gostou dessas informações? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares!

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário