BLOG construtora você

14 . mar . 2022

O que é Manutenção Preventiva?

Todo imóvel necessita de cuidados para que ele se mantenha conservado. Com o uso diário, é normal que surjam problemas que necessitem de pequenos reparos.

Invista na manutenção preventiva!

Ela irá evitar que situações emergenciais surjam, e assim, acredite, evitar estresses financeiros.

O que verificar durante a Manutenção Preventiva?

  • Instalações Hidráulicas;
  • Instalações Elétricas;
  • Forros e Telhados;
  • Paredes e Pisos;
  • Móveis.

Instalações Hidráulicas

Verifique torneiras, chuveiros, vasos sanitários, pias e demais canos. Isso evitará vazamentos, que aumentariam sua conta de água. E também evitará infiltrações, que poderiam comprometer as paredes e lajes da sua casa.

Instalações Elétricas

É de extrema importância a análise da rede elétrica! Problemas com as instalações elétricas além de serem muito perigosos, trazem consigo um grande potencial de prejuízos, já que poderiam ocasionar curtos circuitos, que poderiam queimar os eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e poderiam se transformar até mesmo em um incêndio.

Então, jamais deixe de verificar as instalações elétricas!

Forros e Telhados

São necessárias avaliações periódicas e manter um padrão de limpeza. As calhas costumam ficar sujas por folhas, insetos e resíduos, que causam entupimento. Já os forros necessitam de limpeza para evitar o mofo.

Analisar a estrutura do telhado, verificando quebras e a impermeabilização, também faz parte da manutenção preventiva.

Paredes e Pisos

Nas paredes, pode-se investir em pinturas, para gerar a revitalização do ambiente. E no caso de azulejos, manter um padrão de limpeza, e quando necessário, reaplicar o rejunte.

Nos pisos de madeira, você pode realizar um procedimento chamado raspagem. O procedimento remove o excesso de verniz e cera. Logo depois, você pode aplicar outro produto, devolvendo o aspecto bonito.

Já em porcelanato com arranhões e manchas, realize o polimento, que devolve o brilho do material.

Móveis

A mobília, decoração e acessórios também merecem atenção especial! Já que com o uso e o tempo, sofrem grande desgaste. Realize limpezas mensalmente dos objetos e, se necessário, troque esses itens.

A manutenção é essencial! Ela garante a segurança, o conforto e a economia para a sua família! Então, não deixe de realizar a manutenção preventiva.

Você gostou dessas informações? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares!

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário