BLOG construtora você

14 . maio . 2021

Como planejar uma mudança?

Mudar de casa requer muito planejamento e organização. É um processo que pode ser bem complicado, mas não é por isso que precisa ser motivo para dor de cabeça. Antes de fazer a mudança, é imprescindível montar uma lista para não esquecer o que precisa ser feito para a mudança ocorrer.

Se você precisa aprender a como planejar uma mudança e não ter tantos gastos extras, trouxemos neste texto dicas que vão fazer toda diferença. Acompanhe!

Faça uma lista

As listas são essenciais para planejar uma mudança. Fazer uma lista ajuda na hora de organizar para qual ambiente da nova casa é destinado cada objeto.

Descarte (desapegue) coisas

Uma das principais partes de planejar uma mudança é realizar o descarte/desapego de materiais, roupas e tudo que não servir mais.

Para identificar o que serve ou não, faça perguntas como “está quebrado?”, “está muito velho?”, “é usado com frequência?”. Isso ajuda na hora de identificar se o objeto terá utilidade ou não.

Aproveite e separe todas as roupas que não usa e faça doações a quem precisa. Brinquedos e móveis não usados também devem ser doados.

Plástico bolha e jornal

Separe jornais e plástico bolha para embalar objetos mais frágeis, pois eles serão essenciais para que nada quebre na hora de encaixotar tudo.

Junte o máximo de caixas

Para planejar a mudança, recolha o máximo de caixas possíveis, de diferentes tamanhos e em bom estado. As caixas precisam segurar o peso sem desmontar. Geralmente supermercados e lojas de eletrodomésticos dão caixas de papelão que não serão usadas.

Lembre-se também de escrever “frágil” nas caixas com objetos que podem quebrar facilmente. Para facilitar na hora de desmontar as caixas, utilize adesivos específicos ou escreva nas embalagens para descrever o que contém em cada caixa.

Embale tudo

Após planejar a mudança, embale todos os seus objetos com antecedência para não esquecer nada e para evitar o stress.

Monte as caixas e comece a embalar as coisas que você não vai precisar enquanto não muda. Apenas feche as caixas faltando poucos dias para a mudança, caso você precise de alguma coisa que já guardou será fácil retirar da caixa.

As roupas você pode colocar em malas de viagens. Isso fará com que sobre mais caixas para o restante dos objetos.

Pense nos cômodos da casa

Meça os espaços da casa nova e pense onde irá colocar cada móvel. Analise bem o espaço e veja onde cada móvel fica melhor.

Não se esqueça de verificar a voltagem da nova casa, se é 110V ou 220V e checar se os eletrodomésticos são da mesma categoria.

Realize o reparo necessário

Se o lugar novo deve ser limpo ou reformado antes da mudança, planeje tudo para ser feito antecipadamente. Já na casa que você vai se mudar, deixe para fazer a limpeza e o reparo quando ela estiver vazia, assim fica mais fácil para você limpar.

Solicite o desligamento de serviços

Serviços como água, luz e telefone devem ser cancelados com antecedência antes de se mudar de casa, visto que a maioria das empresas responsáveis por essas demandas pedem um prazo para realizar os cortes e religar as instalações na casa nova.

Quanto às assinaturas de revistas e jornais e as correspondências de banco e plano de saúde, basta alterar o endereço de envios e cobranças junto aos responsáveis pelo serviço.

Informe ao síndico sobre a mudança

Caso more ou for mudar para um condomínio, verifique os horários para fazer mudanças. Não deixe de informar ao porteiro a ao sindico o dia que vai mudar, assim evita-se possíveis problemas de deslocamento.

Separe coisas de valor

Antes de realizar a mudança, separe seus itens importantes e de valor. Joias, passaportes, documentos, dinheiro, cartões de crédito etc. Tudo deve ser levado com você para evitar transtornos. Se tiver um cofre, guarde tudo nele.

Desligue os aparelhos

Desligue a geladeira e todos os aparelhos eletrônicos para que todos estejam em temperatura ambiente no dia da mudança. Depois é só embalar com cuidado para não estragarem durante a mudança.

Antes de guardar esses aparelhos, tire uma foto dos fios para saber a ordem quando for ligar novamente na nova casa.

Devo contratar um serviço de mudança?

Na hora de planejar uma mudança, uma das soluções é contratar um serviço especializado para ajudar no processo.

Caso o morador deseje realizar a mudança por conta própria, não há nada que as empresas especializadas fazem que não seja possível fazer com paciência, planejamento e organização. Chame amigos e familiares para ajudarem, toda força é bem-vinda.

Agora que você tem o checklist completo para planejar a sua mudança, comece os preparativos para realizá-la de uma maneira segura e prática. E não deixe de compartilhar essas dicas de organização com os seus amigos!

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Então nos acompanhe aqui no blog para receber novos conteúdos em primeira mão.

 

 

Compartilhar este artigo:

Deixe seu comentário